Menu

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Por que "Angélica"?



PORQUE "ANGÉLICA"?

ANGÉLICAS DE SÃO PAULO: Este nome soa às vezes pretensioso para os ouvidos daqueles que o ouvem pela primeira vez, mas para aqueles que pertencem à Congregação, é realmente um modo de vida.

A jovem noviça, Agnes Baldironi, sendo profundamente imbuída pela intuição genial de Santo Antônio Maria Zaccaria, propôs, durante o Capítulo Comunitário de 4 de outubro de 1536, o primeiro nome de "Angélica" para expressar seu estilo de vida que é contemplativo e ativo .

"Assim como o Anjo é ao mesmo tempo contemplador de Deus e cooperador da nossa salvação, assim a nossa vida não se cansa nunca de operar com as mãos e os pés, e com a mente, sempre contempla Deus" (Frei Batista de Crema).

O Santo Fundador, acolhendo a ideia, acrescentou: "de São Paulo", para que suas filhas pudessem ter como modelo e protetor esse grande místico que era o Apóstolo por excelência.

Ainda hoje, as Angélicas colocam antes de seu nome de batismo e, até algum tempo atrás, antes do nome religioso, não o nome "Irmã", mas "Angélica", assim o nome de cada Irmã é composto: Angélica Paola Maria, Angélica Antônia Maria. ...

Nenhum comentário: